segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Jogo da Nike

França e Brasil voltam ao cenário da final de 1998

PARIS — França e Brasil se enfrentam na quarta-feira em um amistoso no Stade de France de Saint-Denis, na periferia norte de Paris, onde há 12 anos e meio disputaram a final da Copa do Mundo de 1998, na qual a seleção da casa, guiada por Zinedine Zidane, venceu por 3-0.

Desde então, as duas seleções se enfrentaram três vezes, incluindo as quartas de final da Copa da Alemanha-2006, vencida por 1-0 pela França. Mas a recordação do 12 de julho de 1998 ainda está presente.

"A França é um adversário tradicional, que foi duro de enfrentar nos últimos anos", recordou o técnico Mano Menezes no fim de janeiro, quando divulgou a lista de convocados para o amistoso.

A partido entre os 'Bleus' e a 'Seleção' não é a primeira entre as duas no mesmo cenário da final da Copa. Em 20 de maio 2004 os dois países não saíram do 0-0 em um amistoso que celebrou os 100 anos da Fifa.

Na ocasião estavam presentes alguns jogadores que disputaram a decisão de 1998, como os franceses Zidane, Lilian Thuram e Marcel Desailly, assim como os brasileiros Roberto Carlos, Ronaldo e Cafu. Mas o tempo passou e nenhum jogador daquela final estará em campo.

O único representante daquela partida estará no lado francês, o atual técnico dos 'Bleus' Laurent Blanc, que era titular da seleção campeã em 1998, mas que não disputou a final por ter sido expulso nas semifinal contra a Croácia.

A final de 1998 foi marcada nas horas prévias por um estranho incidente que afetou Ronaldo, então astro da seleção, que sofreu convulsões na concentração do Brasil.

O atacante entrou em campo, apesar de não ter aparecido na escalação oficial, mas a França venceu com facilidade, com dois gols de Zidane e um de Emmanuel Petit, e conquistou seu único título mundial.

Na próxima quarta-feira, as duas seleções voltam a se enfrentar no Stade de France a partir das 18h00 (horário de Brasília). Para não prejudicar os clubes brasileiros, o técnico Mano Menezes convocou apenas atletas que jogam no exterior.

A partida marca o retorno do goleiro Julio Cesar (Inter de Milão), que disputou seu último jogo pela seleção na derrota de 2-1 para a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul-2010.

O amistoso gera grande expectativa na França e todos os ingressos foram vendidos no fim de dezembro.


FONTE: AFP

***

Pack Kits Nike Novos Uniformes Brasil e França 2011 - PES6

FRANÇA




BRASIL




By fib91