sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tutorial: Overlays, O que são e como eles são usados

Hoje irei discutir um assunto que eu tenho sido consultado em muitos e-mails que recebo, que são os Overlays. Neste post vou tentar explicar com minhas próprias palavras o que eu entendo sobre isso.


1. O que são Overlays?
Esses arquivos são simples imagens transparentes, geralmente em formato PNG em que é o logotipo ou marca de qualquer campeonato, Taça, competição, etc.





A razão para sua existência deve-se aos kits de clubes e equipes criadas por KITMAKERS que nem sempre vem com esses logos, seja por opção ou para o fato de que ninguém quer jogar logos da Liga dos Campeões, em uma Premier League por exemplo. A inclusão de Overlays dá a opção para ativar ou desativar.


2. Como podemos usá-los?
Primeiro de tudo devemos ter os Overlays em formato PNG . Logo abaixo irei disponibilizar um link com um pack com as principais Overlays que existe.

Depois que você fizer o download, copie o Overlay na pasta do kit que você quer incluí-lo (ver o caminho na tela a seguir):






Agora, para ativar um kit específico (no meu caso irei usar o da França para exemplo) vá até a pasta correspondente do kit dentro do Kitserver ("008 França / pb") e abra o arquivo "config.txt" para adicionar esta linha simples:

overlay = "..\wc2010.png"


A linha ".. \ wc2010.png" corresponde à localização onde se encontra o Overlay. Importante também dizer que nessa linha sempre é dado o nome da imagem PNG seguida de ".png". Salve e, em seguida, podemos ver as mudanças no jogo:


ANTES (sem o Overlay)



DEPOIS (com o Overlay)




Estas alterações no arquivo "config.txt" pode ser feito mais rápido com o programa GDB Manager.



Espero que eu tenha ajudado.


OVERLAYS PACK